Família Rotária de Toledo se une por mutirão de testes da hepatite

Postado em: 23 de Julho de 2019 por Rotary Club de Toledo-Centenário

A Família Rotária de Toledo e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, realizam um mutirão de testes rápidos de Hepatite B e C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos. O evento acontece nesta sexta-feira (26) e busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

Em Toledo a campanha será realizada pela manhã na Cervejaria Colônia, no período da tarde na Fiasul e à noite no Shopping Panambi. O mutirão envolve rotarianos dos clubes Toledo, Centenário, Integração, Pioneiro, Lago e Aliança, além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Unimed e RICTV.

NÚMEROS - No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a Aids. Somente nos EUA, em 2018, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.

SEMANA HEPATITE ZERO - A campanha é a maior do mundo e acontece simultaneamente em 50 países, de 2 continentes - África e Américas.  As testagens vão de 20 de Julho a 04 de Agosto, e tem testagem rápida nos 26 estados da nação, e também no Distrito Federal. Mais informações podem ser obtidas no link: http://www.hepatitezero.com.br/.

Pessoas com mais de 40 anos precisam se testar, pelo menos uma vez na vida. Os testes são gratuitos.

Saiba mais em www.hepatitiszeroweek.com