Club de
Toledo-Centenário

Família Rotária de Toledo se une por mutirão de testes da hepatite

A Família Rotária de Toledo e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, realizam um mutirão de testes rápidos de Hepatite B e C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos. O evento acontece nesta sexta-feira (26) e busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado. Em Toledo a campanha será realizada pela manhã na Cervejaria Colônia, no período da tarde na Fiasul e à noite no Shopping Panambi. O mutirão envolve rotarianos dos clubes Toledo, Centenário, Integração, Pioneiro, Lago e Aliança, além do apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Unimed e RICTV.   NÚMEROS - No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a Aids. Somente nos EUA, em 2018, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.       SEMANA HEPATITE ZERO - A campanha é a maior do mundo e acontece simultaneamente em 50 países, de 2 continentes - África e Américas.  As testagens vão de 20 de Julho a 04 de Agosto, e tem testagem rápida nos 26 estados da nação, e também no Distrito Federal. Mais informações podem ser obtidas no link: http://www.hepatitezero.com.br/. Pessoas com mais de 40 anos precisam se testar, pelo menos uma vez na vida. Os testes são gratuitos. Saiba mais em www.hepatitiszeroweek.com  

Postado em 23 de Julho de 2019

Rotary Clube de Toledo-Centenário e APAT doam alimentos para Fundação

Não é apenas esporte-motor. Além de muita adrenalina no Autódromo Rafael Sperafico, com motos e carros em alta rotação, rolou também muita solidariedade. A união de público e pilotos garantiu a arrecadação de aproximadamente 800 quilos de alimentos adquiridos no Campeonato Sul Brasileiro de Arrancada e o Campeonato Paranaense nos dias 27 e 28 de abril. Os membros do Rotary Club de Toledo-Centenário e da Associação Toledana de Pilotos de Arrancada de Toledo (APAT) repassaram os alimentos para a Fundação Waldyr Becker de Apoio ao Paciente com Câncer. Ela desenvolve ações há 14 anos em Toledo. Atualmente, atende aproximadamente 200 famílias com alguém acometido pela doença. Desta maneira, para manter as atividades, a Fundação conta com o apoio da sociedade. De acordo com uma das colaboradoras da Fundação Andréa Becker, a missão da entidade é dar qualidade de vida ao paciente oncológico ao familiar. “Ela assiste ao paciente com atendimento psicológico, um abraço amigo, um afeto, doação de cesta básica, suplemento alimentar, fralda geriátrica, grupos de apoio ou promovemos para que o paciente sinta-se mais acolhido”. Andréa recorda que a entidade foi fundada após o falecimento de seu pai em decorrência de câncer. “Depois da morte dele unimos um grupo de amigos para transformar a vida de pessoas que passavam pelo mesmo problema. Ela nasceu pequena e hoje atendemos famílias com todo o tipo de assistência”. Ela salienta que o desejo maior da Fundação é ser um elo de vida com todas as pessoas. Na oportunidade, Andréa também agradeceu a doação dos alimentos ao Rotary Club de Toledo-Centenário e a Associação Conforme a presidente do Centenário Alice Harumi Ikeda Grizza, este é o segundo ano que a iniciativa é feita em parceria com a APAT “e estamos muito satisfeitos em poder mais uma vez ajudar uma entidade tão importante para nosso município e que presta um serviço especial”, disse ela, agradecendo ainda quem levou sua doação no dia do evento. Além de beneficiar uma entidade com a doação de alimentos, o presidente da APAT José Eugênio Pletsch, popularmente conhecido como “Nico” destaca outro objetivo da prova: melhorar a educação no trânsito. “A Arrancada tira as pessoas dos ‘rachas nas ruas’ e também nos oportuniza arrecadar alimentos e passar para as entidades”.

Postado em 07 de Maio de 2019

Ação beneficia crianças das Casa Abrigo em Toledo

A equipe do Rotary Club de Toledo – Centenário realizou a entrega de doações para cinco casas abrigo do município, na manhã de quinta-feira (13). A ação foi promovida pelo grupo, em que cada membro doou brinquedo e roupa para as crianças. Ao todo foram entregues 64 brinquedos e roupas novas às mais de 34 crianças atendidas pela instituição. De acordo com a presidente do Rotary Club de Toledo - Centenário Alice Ikeda Grizza, esse é o quarto ano em que a equipe realiza a doação e é sempre muito gratificante. “Para mim é muito gratificante você fazer a alegria das crianças. É maravilhoso participar de um ato como esse”, destaca. A entrega das doações foi feita na Secretaria da Assistencia Social de Toledo. Quem recebeu os brinquedos foi a diretora do departamento de proteção social especial Tatiane Finkler Guzzo, que agora serão distribuídos oficialmente as crianças durante a confraternização do final de ano que será feita somente para os funcionários e acolhidos, com a presença do Papai Noel. “É extremamente significativo e emocionante receber essas doações, porque sabemos o quanto será importante para nossas crianças”, relata.   ATUAÇÃO Atualmente são atendidas nas casas abrigos crianças de zero a 17 anos. Como conta Tatiane, 2018 foi um ano de muita luta. “Temos uma equipe muito fortalecida, capacitada e envolvida que acolhe essas crianças e adolescentes com muito zelo proteção e cuidados. Foi um ano de desafios, mas de grandes conquistas”, aponta.   PROJETO A expectativa das unidades de abrigo é a aplicação do projeto Conviver que entrará efetivamente em ação no próximo ano, com a proposta de apadrinhar os interessados que queiram se envolver com as demandas dos acolhidos pela unidade. “É um projeto que fala do padrinho afetivo e o padrinho material. O afetivo irá passar por uma capacitação realizada pelas equipes técnicas. Já o padrinho material passará por um momento de orientação, em que ele pode subsidiar o seu próprio trabalho de forma voluntária prestando serviços como dentista, médico”, explica.

Postado em 19 de Dezembro de 2018

Entidades são beneficiadas com alimentos do Festival de Arrancada

Não foi apenas na pista que o 1º Festival de Arrancadas de Toledo foi um sucesso: fora dela a solidariedade falou mais alto. Graças a uma parceria entre a Associação de Pilotos de Arrancadas de Toledo (APAT) e o Rotary Club de Toledo - Centenário, cerca de 3 toneladas de alimentos foram doadas por quem acompanhou de perto os ‘pegas’ no futuro Autódromo Rafael Sperafico. Esta semana três entidades foram beneficiadas com as doações de alimentos e com o dinheiro arrecadado de quem não conseguiu levar os alimentos no dia da prova, serão comprados utensílios para atender a UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus. “Nossa ideia era atender apenas uma entidade, mas a quantidade de alimentos foi surpreendente que decidimos ampliar essa doação”, comentou a presidente do Rotary Centenário Alice Harumi Ieda Grizza, que agradeceu o apoio da APAT e também das pessoas que compareceram ao festival. “Importante agradecer porque a sociedade de Toledo sempre é prestativa quando chamada a ajudar e isso apenas engrandece ainda mais nosso movimento”, acrescentou. Para o presidente da APAT, o popular Nico, a parceria foi importante para mostrar o envolvimento da entidade não apenas com a questão esportiva, “mas com a comunidade e isso nos deixa extremamente felizes em poder ajudar tantas pessoas”, disse ele. Os alimentos foram distribuídos entre o Hospital Bom Jesus, Casa de Maria e Comunidade Beit-Aba.

Postado em 03 de Outubro de 2018

Centenário contribui com campanha contra pólio

A presidente do Rotary Club de Toledo – Centenário, a companheira Alice Harumi Ikeda Grizza, recebeu esta semana um cheque referente à sobra do passeio ciclístico realizado no em agosto em Toledo, no Dia D de vacinação, para alertar sobre a importância da campanha contra a pólio, uma das bandeiras defendidas pelo Rotary International. Segundo Alice, foi acordado entre os presidentes dos seis clubes de Rotary e mais a Associação das Senhoras de Rotarianos, que a sobra seria repassada integralmente para apoiar a campanha. “Essa é uma ação da Família Rotária de Toledo e uma das metas proposta pela governadora Sonia Taube Linero como ação contra a pólio e o sarampo”, disse Alice, ressaltando que o “sentimento depois de ouvir que atingimos as metas da Secretaria da Saúde é de muita satisfação e do dever cumprido”, finaliza a companheira.

Postado em 19 de Setembro de 2018

Delegada da Mulher, companheira do Centenário é homenageada na Câmara de Toledo

A delegada Fernanda Lima Moretzsohn de Mello recebeu, nesta segunda-feira (27), uma Moção de Aplausos pelo trabalho à frente da Delegacia da Mulher em Toledo.Fernanda é a atual secretária do Rotary Club de Toledo - Centenário. A iniciativa foi dos vereadores Genivaldo Paes, Ademar Dorfscvhmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Vagner Delabio, Valtencir Careca, Walmor Lodi e Renato Reimann, com apoio da vereadora Marly Zanete. O delegado-chefe da 20ª Subdivisão Policial, Donizete Botelho,  compareceu à sessão para prestigiar a delegada. A presidente Alice Harumi Ikeda Grizza também esteve no Legislativo para prestigiar a companheira.

Postado em 27 de Agosto de 2018

Participação na COMIC dos Pampas

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de Julho de 2019 o Interact 4640 marcou presença na COMIC dos Pampas, realizada no distrito 4660 em Santa Maria - Rio Grande do Sul. O nosso Distrito concorreu com 3 projetos no Concurso Nacional de Projetos, sendo eles "Corpo Perfeito" da avenida de comunidades, realizado pelo Interact Club de Quedas do Iguaçu; "Caixa das Nações" realizado pelo Interact Club de Toledo Integração, da avenida de Internacionais; e com o projeto "Hamburgueract" do Interact Club de Salto do Lontra, da avenida de Finanças. Também houve participação no Concurso Nacional de Oratória, por parte do companheiro Eduardo Rech, do Interact Club de Pato Branco Sul. Fomos premiados com o 2º lugar geral na categoria internacionais do Concurso Nacional de Projetos; ainda recebemos um certificado devido ao cumprimento de mais de 80% das metas da MDIO Interact Brasil da gestão 2018-19. Parabenizamos a organização do evento e todos os interactianos que tornaram esse evento possível. Além dos interactianos do distrito 4640 que realizaram excelentes projetos durante a gestão.

Postado em 20 de Agosto de 2019

Ver todos

Palestra sobre Empresa Cidadã em Francisco Beltrão

Acontecerá no dia 26 de agosto na FURBE em Francisco Beltrão às 20h a apresentação da ABTRF sobre os Programas Seguro Solidário e Empresa Cidadã pela equipe distrital da Fundação Rotária. Estejam todos convidados a participar deste importante evento que irá contemplar os clubes rotários das áreas XVI e XVII do Distrito 4.640.

Em 24/08/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Programa Lacre Solidário - Arrecadação na Escola Emílio de Menezes

Aconteceu na data de hoje 23 de agosto a arrecadação de lacres de alumínio no colégio Emílio de Menezes. Todo o material arrecadado pelos alunos do colégio serão destinados ao Programa Lacre Solidário da família rotária iguaçuense, que  somado as demais coletas reverterá em cadeiras de rodas e de banho para a comunidade. O Programa Lacre Solidário iniciou em Foz do Iguaçu em junho de 2019. 

Em 23/08/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Intercambio

Hoje a nossa intercambiaria Talita Levandoski chegou na Cidade do México e foi recepcionado por sua Família Mexicana e ira para cidade de Iguala de la Independencia onde fará 10 meses de intercambio . Aproveite muito esse momento Talita o Intercambio é uma momento de muita aprendizagem e evolução.

Em 23/08/2019 por Rotary Club de Dois Vizinhos-Integração

Rotary no Mundo

Um dos maiores projetos do Rotary Internacional é a erradicação da poliomielite no mundo. A Nigéria comemora 3 anos livre do ultimo caso do vírus, mas ainda existem 2 países endêmicos, Paquistão e Afeganistão.

Em 23/08/2019 por Rotary Club de Palmas

PROGRAMA ABTRF - ÁREAS V E VI - APRESENTAÇÃO EM FOZ DO IGUAÇU

Realizou-se na noite do dia 22 de agosto na Casa da Amizade em Foz do Iguaçu, a apresentação da  ABTRF da Fundação Rotária. A reunião foi presidida pelo companheiro João Álvaro Lang do Rotary Club de Foz do Iguaçu-Ponte, com a presença conjunta dos presidentes Johnys do Rotary Club de Foz do Iguaçu-Costa Oeste, Edevandro do Rotary Club de Foz do Iguaçu-Cataratas e Juliane do Rotary Club de Foz do Iguaçu-M'Boicy, que compuseram a mesa diretiva. Além da participação dos rotarianos dos quatros clubes, ainda teve a presença de familiares e convidados, que fizeram perguntas de ordem prática, mantendo o foco no assunto da ordem do dia. A participação da equipe distrital visa apresentar a ABTRF - Associação Brasileira da The Rotary Fundation, com os Programas Seguro Solidário e Empresa Cidadã aos clubes do Distrito 4.640, bem como auxiliar no desenvolvimento da Fundação Rotária. O Programa Empresa Cidadã atesta a responsabilidade social da empresa ao torná-la parceira do Rotary em sua obra reconhecida de transformar o Brasil. Fotos: Reinaldo Santana, companheiro do Rotary Club de Foz do Iguaçu-Ponte.   Lema: "O Rotary Conecta o Mundo".

Em 22/08/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Instrução Rotária - Companheiro e Sociedade Paul Harris

COMPANHEIRO E SOCIEDADE PAUL HARRIS   Companheiro Paul Harris   Companheiro Paul Harris é todo aquele que contribui US$1.000 à Fundação Rotária, ou em cujo nome uma contribuição neste valor for feita. Este programa de reconhecimento foi criado em 1957, e as doações recebidas são encaminhadas ao Fundo Anual, Fundo Pólio Plus ou subsídio aprovado da Fundação.   Sociedade Paul Harris   O objetivo da Sociedade Paul Harris é homenagear associados e amigos do Rotary que contribuem anualmente no mínimo US$1.000 ao Fundo Anual, Fundo Pólio Plus ou Subsídio Global da Fundação Rotária. Quem entra para a Sociedade recebe certificado e insígnia especiais durante evento de clube ou distrito.   Entre para a Sociedade Paul Harris: https://rotary.qualtrics.com/jfe/form/SV_eCYMZ3u8qeCZALb   Mais informações sobre reconhecimento a doadores: https://www.rotary.org/pt/donate/recognition   O que sua doação possibilita   Ao contribuir anualmente, você transforma a vida de pessoas, famílias e comunidades. Alguns exemplos de iniciativas que são possíveis graças à generosidade de pessoas como você:   Treinamento para professores de um centro de educação infantil na África do Sul Filtros d’água, banheiros e educação sobre higiene para prevenir a fluorose dentária, diarreia e outras doenças na Índia Bolsa de estudo para um profissional da área médica da Itália pesquisar tratamentos para reduzir as taxas de mortalidade de bebês prematuros Seminários sobre paz para 200 professores e 1.300 estudantes em Uganda Mosquiteiros tratados com inseticida e serviços médicos para prevenir a malária em Mali   #FazendooBemNoMundo #CompanheiroPaulHarris #SociedadePaulHarris

Em 22/08/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Reuniões Terças-Feiras | 12:15
CASA DA AMIZADE - RUA ERECHIM,431 Cep: 85906-090